O Nordeste é Aqui

Ceilândia é considerada a segunda maior cidade nordestina fora da Região Nordeste (a primeira seria São Paulo). Cerca de 70% da população tem origem nordestina.

A presença da cultura do Nordeste se faz notar principalmente na quantidade de feiras-livres (13 ao todo, distribuídas por todos os setores da cidade). As feiras-livres são também uma alternativa para a mão-de-obra que não encontrou espaço na economia do DF. Na maioria delas são comercializados produtos hortigranjeiros, alimentos, roupas e calçados. A Feira do Atacado (que fica na via do metrô), comercializa para outros feirantes, e abastece quase 50% do Distrito Federal.

A Feira Central, que funciona de quinta-feira a domingo, das 8h às 18h, é a maior de todas. Ocupa uma área de sete mil metros quadrados e em seus 460 boxes são comercializados artigos de cama, mesa e banho, ferramentas, eletrodomésticos, frutas, verduras, aves vivas e abatidas.

Mas a mais peculiar, sem dúvida, era a Feira do Rolo, onde se encontrava de quase tudo, novo ou usado, inteiro ou quebrado, com ou sem nota fiscal.

Casa do CantadorOutra influência da cultura nordestina está na Casa do Cantador. O prédio, inaugurado em 9 de novembro de 1986, foi projetado por Oscar Niemeyer e sedia a Federação Nacional das Associações de Cantores, Repentistas e Poetas Cordelistas. Destina-se também a hospedar os repentistas que visitam a cidade.

Toda sexta-feira acontece o encontro dos repentistas, a partir das 20h. Além da inseparável viola, as apresentações são acompanhadas de pratos da tradicional cozinha nordestina.

A Biblioteca Patativa do Assaré, especializada em livros de literatura de cordel, é outro destaque do local.

Também acontece naquele espaço, todos os anos, o Encontro Nacional dos Cantadores Repentistas.

A Casa do Cantador fica na QNN 32 Módulo G, Ceilândia Sul. Fone: 3376-2626.


3256


Blog

Sobretudo

SobreTudo

Aluisio Moura
Ceilândia vista com outros olhos

Mais Recentes

    None Found
  • Hoje Hoje 1,699
    Ontem Ontem 4,367
    Esta Semana Esta Semana 6,065
    Este Mês Este Mês 141,450
    Desde Agosto de 2009 Desde Agosto de 2009 4,206,586